03/05/2019 às 12:07:00
Departamento de Saúde de Lourdes realiza neste sábado o dia D da campanha de vacinação contra a gripe

O Departamento Municipal de Saúde de Lourdes realizará neste sábado (04), o dia D de vacinação contra a gripe. A UBS Segisfredo Mamede Pinto estará aberta das 08hs às 17hs para imunizar todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha.
Para receber a dose, é importante apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto.
A vacina protege contra o H1N1 e H3N2, subtipos do vírus influenza A, e contra o influenza b.Grupos Prioritários
•          Pessoas com mais de 60 anos
•          Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
•          Gestantes
•          Mães no pós-parto (até 45 dias)
•          Pessoas com necessidades especiais
•          Doentes crônicos
•          Professores
•          Profissionais da saúde
•          Profissionais das forças de segurança e salvamentoPREVENÇÃO
Conforme o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
A população em geral deve adotar cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas. Os
sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar, imediatamente, o médico.

Fonte: Guilherme Renan - MTB 84049

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.