05/09/2019 às 09:16:00
Diretiva 4: BIODIVERSIDADE (BIO)

› Local: Lourdes - SP

BIO- 5 Aconteceu no dia 04/09/19

Ação no VerdeAzul para a conservação da fauna silvestre

Elaboração e implantação na construção de estruturas (ninhos artificiais), para abrigo e nidificação, em locais que as Arraras Canindé (Ara ararauna ), são vis-tas com mais frequências, na área urbana.

E a população se conscientize da importância da preservação.

Foi instalado três ninhos um na palmeira em frente a escola Nair Beloti de Souza , segundo na Praça Central também na palmeira e o terceiro ao lado da prefeitura próximo ao Banco Bradesco.

O Conselho Municipal do meio Ambiente e Departamento Municipal de Agricultura, comércio, indústria e meio ambiente da cidade de Lourdes, observou que a presença das Araras Canindé (Ara ararauna ), é cada vez mais constante em nossos céu, sobrevoando o interno da nossa área urbana, é sabido que a espécie não foi considerada em extinção, a ave é considerada exótica, que migrou para o município a procura de comida, e ficando voando ao redor do meio urbano por ter encontrado o que procurava, instalou-se então!

As araras saíram, provavelmente, de alguma área recentemente degradada por falta de alimentação, desmatamento e queimadas. Quando encontraram comida se estabeleceram aqui no município, onde tem alimentação para seus filhotes. As araras sempre voltam para os mesmos lugares para se reproduzirem.

De maneira geral a fauna é considerada como uma verdadeira riqueza para a humanidade, por seu notável valor ecológico, científico, econômico e cultural. Lamentavelmente, uma parcela considerável da sociedade não reconhece, de forma condigna, a magnitude desses valores. Grande parte da população e dos governantes não têm consciência do valor ecológico que as espécies da fauna desempenham na estruturação e manutenção dos ecossistemas, e que depende delas o equilíbrio biológico essencial para todas as formas de vida. Visto que as arraras estão sempre sobrevoando nossas praças escolas e outros lugares que tenham paineiras, ao observar tal situação foi pensado, que não existe nem uma ação de prevenção a esta espécie e para sua reprodução, por parte, humana da cidade. Que na maioria das vezes tentam construir seus ninhos nas palmeiras, mas que acabam por cair sendo assim destruí-dos seus ovos. Sem contar que sem abrigo, muitas vezes ficam expostas a vandalismo. Isto visto o Departamento decidiu construir estruturas para serem usadas como ninho pelas arraras, onde o mesmo servira de abrigo e nidificação, os ninhos foram estalados nas paineiras onde elas são vistas com mais frequências pela cidade.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.