03 ABR 2020
Prevenção contra o coronavírus em parceria com Sabesp

Ruas da cidade foram desinfetadas com hipoclorito de sódio em prevenção ao coronavírus
A prefeitura de Lourdes desinfetou as ruas da cidade em parceria com a Sabesp usando hipoclorito de sódio, componente eficaz na luta contra o coronavírus. Essa prática vem sendo adotada em cidades da China, primeiro epicentro da doença no mundo e em alguns pontos da cidade de São Paulo.
Os caminhões passaram em prédios de maior fluxo e nas ruas da cidade fazendo com que a chance que o vírus tenha de sobreviver tenha sido reduzido a praticamente zero.
Cinetistas afirmam que o coronavírus se espalha por gotículas respiratórias invisíveis que são deixadas no ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. E essas gotículas minúsculas também tem a chance de pousar em superfícies que outras pessoas tocam, fazendo com que elas possam infectadas quando colocarem as mãos não lavadas em seus olhos, nariz ou boca.
O coronavírus é um vírus envelopado com uma camada protetora de gordura. "Os desinfetantes destroem essa camada, o que torna os coronavírus 'bastante fracos' em comparação com os norovírus e outros vírus comuns que possuem uma camada proteica mais robusta", disse Juan Leon, cientista de saúde ambiental da Universidade Emory, em uma entrevista à revista Science.
"O fato de Lourdes ser uma cidade com uma área urbana pequena ajuda no controle. Mas nem por isso podemos descuidar. Por isso o município acionou a Sabesp e vai acionar outras vezes para continuarmos atuando na prevenção. Estamos acompanhando tudo o que já foi feito em outros países e vamos aplicar tudo o que for possível aqui" afirma a prefeita de Lourdes.

© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados.