14 FEV 2022
Monitoramento da Frota a Diesel
Você já parou para pensar sobre o quanto um automóvel pode ser poluidor?! O veículo movido a diesel é o principal vilão na emissão de fumaça preta. Emissões atmosféricas são um dos aspectos ambientais mais negligenciados quanto ao controle, pois muitas vezes são de difícil detecção e seus impactos associados nem sempre são imediatamente perceptíveis.

Neste sentido o município de Lourdes, em parceria com o Departamento de Frotas e Centro de Educação Ambiental, vem com o programa de monitoramento da frota a diesel municipal. O programa visa a prevenção e diagnósticos com antecipação de possíveis problemas no veículo. Resumindo, a fumaça preta é um sinal que o veículo está com problema. E o mais importante, o monitoramento da fumaça preta contribui para a preservação do Meio Ambiente, referente a Qualidade do Ar.

Nesse início de ano o Monitoramento foi feito pelo Estagiário Murilo, com o apoio do responsável pela frota a Diesel do município Itamar e Ricardo. A ação foi executada através da escala fiscalizadora, conhecida como escala de Ringelmann. Um fiscalizador não tecnológico, porém, permite resultados eficazes. Os Motoristas Eder e Serginho, ficaram responsável por ligar os veículos para execução do teste, que precisa ser feito com a primeira fumaça do veículo, foram avaliados um total de 20 veículos da frota.
Os veículos inspecionados apresentaram teor de fumaça preta em 20%, demonstrando que estão em bom estado de funcionamento.