03 AGO 2023
Município de Lourdes participa de reunião com prefeitos da Região Turística Tietê Vivo para fortalecer o desenvolvimento do turismo regional
O Município de Lourdes esteve presente na última sexta-feira (28) na cidade de Araçatuba, participando de uma reunião crucial com prefeitos de diversos municípios da Região Turística Tietê Vivo. O encontro ocorreu no Salão Azul do Paço Municipal e teve como foco definir as diretrizes de ação e a composição orçamentária da Agência Tietê Vivo de Desenvolvimento do Turismo Regional.

Durante a reunião, foram apresentadas informações relevantes sobre a Política Nacional de Turismo, com enfoque na lei nº 11771/2008, além do Programa de Regionalização do Turismo, o SISmapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro) e detalhes sobre as regiões turísticas do Estado de São Paulo, incluindo os municípios integrantes da região turística.

O presidente da Agência Tietê Vivo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, foi responsável por conduzir o encontro e ressaltou a importância da reunião: "Reunimos aqui hoje os interlocutores municipais do Turismo, acompanhados de seus prefeitos, para decidir os valores das mensalidades que os municípios contribuirão com a Agência Tietê Vivo de Desenvolvimento do Turismo Regional. Nossos municípios se alinham por afinidades geográficas, históricas, culturais, entre outras conveniências regionais, e juntos buscaremos o desenvolvimento do turismo na nossa região."

O momento de solenidade foi marcado pela assinatura do Termo de Compromisso e Adesão pelos prefeitos presentes, com o propósito de cumprir os objetivos estatutários para fomentar e desenvolver o negócio coletivo do turismo na região. Essa ação demonstra o comprometimento e a união dos municípios em busca de um objetivo comum: fortalecer o turismo regional.

A Agência Tietê Vivo é composta por diversos municípios, incluindo Lourdes, e tem como missão impulsionar o desenvolvimento turístico da região. Entre os municípios que fazem parte da agência estão Alto Alegre, Araçatuba, Avanhandava, Barbosa, Bilac, Birigui, Brejo Alegre, Braúna, Buritama, Clementina, Coroados, Floreal, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, Glicério, Guararapes, Lourdes,  Luiziania, Macaubal, Monções, Penápolis, Piacatu, Planalto, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, Turiúba e Zacarias.

Na mesa de autoridades, estiveram presentes o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, o secretário de Turismo/Desenvolvimento Econômico e interlocutor municipal de Araçatuba, Laerte Rocha, o interlocutor regional do turismo e presidente da Agência Tietê Vivo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, o vice-presidente da agência, Élio Rocha, a diretora administrativa e financeira da agência, Elisangela Tardochi e Luis Henrique Divieso, respectivamente, além do vereador de Araçatuba Nelsinho Bombeiro.

Com essa importante reunião, os municípios da Região Turística Tietê Vivo reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento do turismo regional e a busca de melhores oportunidades para suas comunidades, promovendo crescimento econômico e cultural para a região.