30 AGO 2023
Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral é Sucesso em Lourdes

No período de 07 a 11 de agosto, o Departamento de Saúde do Município de Lourdes realizou com êxito a Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral. Com uma série de atividades cuidadosamente planejadas, incluindo movimentos, palestras e campanhas, a iniciativa teve como objetivo conscientizar toda a comunidade sobre a importância dos cuidados e a prevenção da propagação dessa doença.

As ações da semana foram lideradas pelas dedicadas Agentes Comunitárias de Saúde e Endemias, em colaboração com a experiente Médica Veterinária da Zoonoses. Essa parceria mostrou a força da união entre diferentes setores para enfrentar questões de saúde pública de maneira abrangente e eficaz.

Durante as palestras ministradas, a Agente de Endemias Juliana compartilhou informações cruciais sobre o mosquito vetor da leishmaniose, sua forma de reprodução e as medidas preventivas essenciais para evitar a contaminação. A participação atenta da comunidade demonstrou o interesse e a necessidade de compreender a doença, contribuindo assim para a criação de um ambiente mais seguro e informado.

A Médica Veterinária Vitória Aparecida trouxe valiosos insights ao apresentar slides e vídeos elucidativos sobre a doença. Com clareza, ela explicou como a leishmaniose se manifesta, os sintomas em animais contaminados, os métodos de tratamento, bem como os casos de eutanásia quando necessário, e a possibilidade de transmissão para seres humanos. O conteúdo apresentado foi enriquecedor e ajudou a desmistificar aspectos importantes relacionados à doença.

As atividades da Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral não se limitaram apenas ao ambiente escolar. Foram abrangentes e abarcaram diferentes segmentos da comunidade. Alunos da Escola Estadual Pio Antunes participaram no Centro Educacional do Meio Ambiente, os idosos do Centro de Convivência do Idoso foram envolvidos no Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, e a Escola Municipal Massami Emoto foi palco das ações que depois se expandiram para as salas de aula, onde professores também foram capacitados. A Unidade Básica de Saúde Segisfredo Mamede Pinto também desempenhou um papel fundamental ao sediar parte das atividades.

A disseminação da conscientização não ficou restrita aos eventos presenciais. Panfletos foram distribuídos em toda a comunidade, cartazes foram afixados em comércios locais e prédios públicos, fornecendo orientações valiosas sobre a prevenção da doença e as medidas necessárias para evitar a propagação do mosquito vetor.