04 OUT 2023
LOURDES REALIZA AÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE
LOURDES REALIZA AÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE

Na manhã de terça-feira, dia 26, o Centro de Meio Ambiente foi acionado para resgatar um Tamanduá Mirim (Tamandua tetradactyla) no município, o qual estava acuado por cachorros em cima de uma árvore na propriedade do Sr. Bergamasco. Segundo o Diretor de Meio Ambiente, Aroldo Barbosa, o produtor rural comunicou que um tamanduá havia aparecido em sua propriedade durante a madrugada, quando ouviu os cachorros latindo, porém não tinha visto o animal na noite anterior. Logo pela manhã, ao sair de sua casa, avistou o animal em cima da árvore em frente à sua residência e acionou as autoridades.
O responsável municipal da Defesa Civil, Marcos Ribeiro, e o Diretor de Meio Ambiente foram até o local onde o Sr. Bergamasco aguardava nossa chegada. Recolhemos o animal e o levamos para o Centro de Meio Ambiente, onde aguardamos a veterinária do município para avaliar o estado do animal. Foi constatado que o animal estava saudável.
Em seguida, realizamos uma ação para conscientizar os alunos da CMI Sabrina Rodrigues da Silva e da CMI Nair Beloti Souza sobre a importância da fauna. A fauna silvestre desempenha um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema, e proteger animais que vivem livremente na natureza é essencial para promover a qualidade de vida.
O tamanduá-mirim, também conhecido como tamanduá-de-colete, é uma espécie de mamífero encontrado desde Venezuela até o Brasil. É um animal arborícola que pode atingir até 105 centímetros de comprimento. Sua pelagem se destaca por um padrão que se assemelha a um colete preto, embora essa coloração possa variar, com alguns indivíduos totalmente pretos ou marrons. Possui longas garras nas patas anteriores e se desloca apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores.
Agradecemos profundamente ao produtor rural Bergamasco por nos acionar e comunicar a Divisão de Meio Ambiente para tomar as devidas providências em prol da conservação da nossa fauna.