25 ABR 2024
Departamento municipal de saúde promove palestra educativa sobre a dengue
O Departamento Municipal de Saúde através das Agentes Comunitárias e de Endemias Juliana Lima e Marli Eugênio, realizaram no dia 23 de abril no Centro de Convivência do Idoso, palestra educativa sobre a Dengue, prevenção e cuidados para a não proliferação do mosquito.

Na oportunidade participaram do evento 88 idosos e intergeracionais do Programa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que foram orientados de que a Dengue é uma doença febril que afeta bebês, crianças e adultos.

A infecção pode ser assintomática ou apresentar sintomas que podem variar de febre baixa a febre alta, com fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas. Foram esclarecidas também dúvidas em relação ao contágio, sendo de suma importância saber que a dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, ou seja, não é uma doença contagiosa.

O contágio acontece apenas pela picada do mosquito, que procria em ampla velocidade na água parada, e em condições adequadas, com preferência por lugares quentes e úmidos.

O principal objetivo desta ação da Saúde do município de Lourdes, é que os cidadãos tenham consciência do alto índice de casos que vem crescendo em nossa cidade e em toda região, e de como as consequências desta doença impactua em nossas vidas, de nossos familiares e toda nossa comunidade, reforçando ainda que o combate à dengue é um exemplo de como devemos nos manter atentos às diferentes doenças, e principalmente lembrarmos sempre que a prevenção é o melhor caminho em todos os casos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024