14 FEV 2022
Dicas de Plantio
Você que tem o hábito de plantar árvores, sabe da necessidade de protegê-las de formigas. O Centro de Educação ambiental, através do Engenho Agrônomo Franklin, faz uso de um método tecnológico, sem custo e acertivo no controle das formigas, além de ser livre de utilização de agrotóxicos.

Quando o assunto é o combate à formiga cortadeira, pode ser um grande desafio, considerando a quantidade de estragos que elas podem causar em apenas uma noite, nas mudas já plantadas. A dica é usar uma técnica que consiste em criar uma barreira física para impedir que formigas e outros insetos rastejantes ataquem as árvores.

A técnica é feita utilizando uma caixinha de leite com o lado laminado virado para fora. Basta cortar as extremidades e grampear ao redor da base da planta. Atenção: É preciso que a caixinha fique enterrada, não apenas na superfície, para evitar que as formigas passem por baixo. Dessa forma a formiga não consegue caminhar no alumínio, além disso, o material também impermeabiliza o cheiro, fazendo com que a mesma desista de subir pegando outro destino.

Lembrando que a técnica não mata a formiga, apenas evita que a mesma suba e tenha acesso a sua planta. Esta é uma alternativa fácil, barata sem uso de agrotóxicos que que ainda reaproveita algo que iria para o aterro sanitário.