19 OUT 2021
Evento Programa Ambiental
O município de Lourdes, representado pela interlocutora do PMVA, esteve presente no Evento Programa Ambiental. Este é um tratado ambiental formado e aderido pelos 645 municípios do estado de SP chamado de Acordo Ambiental São Paulo. Tal acordo defende os interesses ambientais públicos Municipais e atua de com o objetivo de articular, mobilizar e essencialmente integrar os dirigentes municipais de meio ambiente, Conforme agenda:
- Zoneamento Ecológico Econômico-ZEE;
- Planos Municipais de Conservação da Mata Atlântica;
- Unidades de Conservação;
- Plano de Ação Climática – Net Zero 2025
- Campanha de Construindo Cidades Resilientes.
As ações realizadas visam o reflorestamento e recuperação da vegetação daqueles municípios que possuem cobertura muito baixa para pelo menos 10%, que é considerado o índice mínimo aceitável para assegurar a qualidade de vida aos habitantes e a produção agropecuária. Já os municípios com percentual intermediário, entre 10% e 30%, terão a cobertura elevada para 30%, índice considerado adequado para a sustentabilidade ecológica. A adesão voluntária ao “Acordo Ambiental São Paulo” iniciativa para redução voluntária de emissão de gases de efeito estufa, além de incentivo às ações de sustentabilidade em todo estado.
“O Refloresta SP vai gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos, mostrando que é possível conciliar produção e conservação. O projeto será um pilar importante do Plano de Ação Climática, também contribuindo para a adaptação e a mitigação, destacou o Secretario estadual Meio Ambiente“.
- Por uma Lourdes , mais sustentável