19 OUT 2021
MEIO AMBIENTE / VERDEAZUL
Centro de Educação Ambiental
Os estagiários do CEA (Centro de Educação Ambiental), do município de Lourdes, acompanhados pela Interlocutora do PMVA e Coordenadora do CEA, afim de consolidar a aprendizagem, reproduzida teoricamente, tiveram contato diretamente com a problemática do mau uso do solo, através de visitas em propriedades, que passam por esse tipo de degradação ambiental.

As voçorocas representam um processo avançado de erosão, causado pelo acumulo excessivo das enxurradas da chuva em locais atingido por ações antrópicas, com a retirada da camada vegetal do solo ou o desmatamento desordenado. Os avanços das voçorocas podem trazer muitos prejuízos, como a redução de solo para o plantio agrícola, concentração excessiva de sedimentos em rios, além de perdas de lavouras, escoamento do solo, córregos e olhos d’água.

A fim de conscientizar, sensibilizar os alunos, e evitar um desastre futuros, os mesmos através da visita, poderão se tornar multiplicadores, da urgência recuperação e cuidados com o solo. Na visita técnica foi pontuado, a problemática de assoreamento causado por criação de bovinos na área e a falta de proteção, através de matas ciliares, ainda foi apontado a necessidade de construção de curvas de níveis.