19 OUT 2021
Trilha Educação
A necessidade humana de chegar às áreas urbanas gerou distorções sobre a forma de se compreender a natureza, e influenciou na maneira com que o homem percebe o meio ambiente. Este afastamento diminuiu o grau de sensibilização sobre a necessidade de conservar a biodiversidade, justificando as crises ambientais hoje existentes.
Uma das tentativas de manutenção desta biodiversidade é a criação de programas de trilhas, em parcerias com as Escolas e Centro de Educação Ambiental do município. , que unidos a atividades de educação no meio ambiente, podem promover a conservação da diversidade biológica.
Neste contexto a educação e a percepção ambiental é uma importante ferramenta na defesa do meio ambiente, ajudando a reaproximar o homem da natureza. Este trabalho contribui para conservação da biodiversidade e paisagens naturais das matas ciliares do município de Lourdes, através da análise das percepções ambientais. Para isso foi realizada uma trilha participativa com alunos do 2° série da escola estadual do município.
A análise de percepção foi feita através da aplicação de questionamentos, onde os mesmos puderam observar, analisar, sentir e compreender, de forma pratica e real a importância da preservação da diversidade. Este trabalho serviu para enfatizar o caráter individual que envolve a percepção ambiental, além de demonstrar que o contato direto através das trilhas pode agir proporcionando mudanças de comportamento, frente as questões ambientais.
Professores engajados na pratica :
Ducineia Aparecida Alves da Silva – Professora Coordenadora Geral
Elainde de Souza Vilas Boas – Interlocutora do PMVA/ coordenadora do CEA - Pedagogia.
Patrícia Rodrigues de Araújo Casemiro – Aulas de Geografia e Disciplinas Eletivas
Pedro Donizeti Bini Furlan – Aulas de Biologia, Ciências, Práticas Experimentais e Disciplinas Eletivas. .
Maria Fernanda Almeida Castilho – Aulas de Química, Ciências, Práticas Experimentais e Disciplinas Eletivas.
Aguinaldo Capeletti Moura – Aulas de Física, Física Aplicada, Práticas Experimentais, Tecnologia e In
Aline de Oliveira – Aulas de História, Sociologia e Disciplinas Eletivas ovação e Disciplinas Eletivas.
Madalena Barbosa de Andrade Lima – Aulas de Matemática e Disciplinas Eletivas.
Roseli Angelo Ferreira – Aulas de Matemática, Orientação de Estudos e Disciplinas Eletivas.
Silvia Cristina Carareto Domingues – Aulas de Matemática, Orientação de Estudos e Disciplinas Eletivas.