As atribuições desta classe consistem no desempenho de tarefas pertinentes à chefia de gabinete, tais como:
Acompanhar, organizar, atender, recepcionar, redigir, controlar e promover, toda e qualquer ação ligada a Prefeita e ao gabinete.
- Acompanhar nas repartições municipais, em colaboração com seus dirigentes, a marcha das providências determinadas pelo Prefeito;
- Organizar a agenda das atividades e programas oficiais do Prefeito e tomar as providências necessárias para sua observância;
- Organizar as audiências do Prefeito, selecionando os pedidos e coligindo dados para compreensão do histórico, análise e decisões finais dos assuntos;
- Atender ou fazer atender as pessoas que procuram o Prefeito, encaminhando-as ou marcando-lhes audiências;
- Recepcionar visitantes e hóspedes oficiais do Governo Municipal;
- Abrir a correspondência oficial encaminhando-a ao Prefeito;
- Preparar o expediente de caráter particular a ser assinado ou despachado pelo Chefe do Executivo, assim como, quando for o caso, encaminhar aos órgãos da Prefeitura o expediente despachado;
- Redigir a correspondência que lhe for cometida pelo Prefeito, assinando a que estiver definida como de sua competência;
- Incumbir-se da correspondência de caráter particular endereçada pelo Prefeito, controlando-a segundo rotina própria e providenciando sua datilografia, conforme minutas previamente preparadas;
- Manter arquivo de documentos e papéis que, em caráter particular, sejam endereçado ao Prefeito, bem como os relativos assuntos pessoais ou políticos, ou os que, por sua natureza, devam ser guardados de modo reservado;
- Determinar a elaboração dos projetos de leis a serem enviados à Câmara de Vereadores;
- Acompanhar a tramitação na Câmara Municipal, de projetos de leis de interesse do Executivo e manter controle que lhe permita prestar informações precisas ao Prefeito;
- Controlar os prazos facultados pela Lei Orgânica do Município para sanção ou veto das leis aprovadas pela Câmara Municipal;
- Redigir as razões de veto ou coordenar sua redação;
- Promover a elaboração da mensagem anual do Prefeito a ser enviada à Câmara Municipal;
- Enviar as informações que devam ser prestadas à Câmara Municipal, após instruídas pelas respectivas Secretarias.
- Supervisionar as atividades da Junta de Alistamento Militar em coordenação com as autoridades militares competentes;
- Atender, pessoalmente, o Prefeito, providenciando o necessário para dar-lhe as devidas condições de trabalho;
- Desempenhar outras atribuições que sejam cometidas pelo Prefeito e que se coadunam com o cargo que exerce;
- Controlar a utilização de veículos a serviço do Gabinete do Prefeito.