Ir para o conteúdo

Prefeitura de Lourdes
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Galeria de Fotos

Atenção Amanhã, Quinta-feira é dia de Coleta Seletiva!
#ReciclaLourdes
Conheça os Cinco (05) "Rs" da Sustentabilidade:
Reduzir
Devemos fazer uma análise de tudo que adquirimos, pois precisamos ser menos consumistas. Uma dica importante é dar preferência a itens que durem mais. Outra maneira é guardar as embalagens e, posteriormente, comprar refis, usar uma sacola ecológica, adquirir alimentos a granel, ser criativo na hora de fazer presentes, usando a imaginação para fazer itens artesanais, e não se esquecendo de usar as lâmpadas econômicas.
Repensar
Repensar cada um de nossos hábitos é extremamente importante, pois é indispensável analisar o que consumimos e como descartamos. Esse é um ponto crucial nos 5 Rs. Para que você possa avaliar isso, que tal responder algumas perguntas? A maneira como você descarta o lixo está correta? Você está comprando somente o que necessita? Faça uma análise minuciosa e, então, descobrirá se existe alguma coisa que poderia fazer para proteger nosso planeta.
Recusar
Recusar-se a adquirir produtos e alimentos que prejudicam a saúde e o meio ambiente também é primordial para ajudar o globo terrestre. Itens como sacos plásticos, lâmpadas incandescentes e alimentos repletos de agrotóxicos devem ser evitados. Além de ajudar a cuidar do mundo em que vivemos, você ainda estará se preocupando com sua saúde e de sua família.
Reciclar
Reciclar é a maneira mais simples de diminuir o uso de recursos naturais, como: água, energia e matéria-prima. Sem contar que milhares de pessoas trabalham com esses itens e adquirem rendas reciclando embalagens papéis e outros componentes.
Reutilizar
Reutilizar é diferente de reciclar. A reutilização consiste em usar o mesmo item já utilizado, sem que seja necessário fazer alguma alteração drástica nele. Já reciclar significa reinserir certo item nas cadeias produtivas para que seja processado e transformado em um novo produto.
Ao reutilizar, a vida útil do bem é prolongada, e, assim, esses itens não serão jogados em lixões, que emitem radiações e acumulam toneladas de material que não será absorvido e desintegrado pela natureza.
Veja, a seguir, alguns itens que podem ser reutilizados:
• equipamentos eletrônicos;
• baterias de dispositivos móveis;
• pilhas;
• lâmpadas fluorescentes;
• vidros de conserva;
• potes de margarina;
• papéis de presente;
• panos de prato velhos
#açãonoverdeazul
#açãolocalporumacausaglobal
Fonte imagem: Google. 

Ver menos

 
Seta
Versão do Sistema: 2.10.4 - 01/04/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia