Ir para o conteúdo

Prefeitura de Lourdes
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Galeria de Fotos

O Departamento de Comercio Industria, Agricultura e Meio Ambiente com o Programa Município VerdeAzul deu início no terreno do viveiro municipal ao sistema de produção de alimentos chamado Agricultura Sintrópica

🌱

A ideia geral da agricultura sintrópica é acelerar o processo de sucessão natural utilizando duas técnicas: a capina seletiva, removendo plantas pioneiras nativas quando maduras, e a poda de árvores e arbustos, distribuindo em seguida sobre o solo como adubo, proporcionando maior disponibilidade de nutrientes a ele.

🌱

Nesse sistema, as plantas são cultivadas em consórcio e dispostas em linhas paralelas, intercalando espécies de portes e características diferentes, visando o aproveitamento máximo do terreno e levando em consideração a manutenção e reintrodução das espécies nativas.

🌱

O ciclo temporal dos consórcios também é um fator fundamental para o bom funcionamento desse modelo, bem como a compreensão do mecanismo de sucessão ecológica em uma floresta não modificada.

🌱

A alta diversidade de espécies vegetais é uma característica marcante da agricultura sintrópica. A escolha das espécies que compõem o sistema segue a dinâmica e a lógica da sucessão natural. Os consórcios devem ser bastante diversificados, contendo espécies de todas as etapas sucessionais, a caminho do clímax da vegetação natural do local. O bom funcionamento do agroecossistema está intimamente ligado à completa composição dos consórcios, o que possibilita aproveitar os espaços vertical e horizontal e as interações benéficas entre as espécies.

🌱

As espécies são selecionadas para cumprir diferentes funções no sistema, não apenas para o retorno econômico, como acontece nos cultivos convencionais. Algumas espécies são introduzidas para fornecer serviços ao agroecossistema, como a produção de biomassa para a cobertura ou adubação do solo.

 
Seta
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia