DIRETIVA-9 ESGOTO TRATADO (ET)
ET5 Ação no VerdeAzul de Educação ambiental - foco: Tornar Pública a “existência e importância da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário – ETE.
O Município de Lourdes conta com sistema de tratamento de esgoto sanitário, o serviço se encontra sob concessão da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, representada no município pelo agente de saneamento Ricardo Carlos (KAKA) e Filipe de Araújo (Encarregados do Posto de Operação da Sabesp), estes que contribuem sempre positivamente para as ações de Educação Ambiental no município.
É preciso reforçar sobre a importância deste tratamento, pois quando não executado de forma correta, pode poluir ou degradar os rios onde é dispensado o resido final. Na manhã do dia 17 de maio, aconteceu uma visita na Lagoa de Tratamento de Esgoto com as autoridades do Município, vereadores, prefeito e conselheiros do meio ambiente. A visita buscou despertar a conscientização ambiental, bem como trazer o conhecimento prático e formação de opiniões ambientalmente corretas.
O Agente de Saneamento Luiz Carlos, explicou a importância e como acontece o tratamento de Esgoto, falou ainda que o nosso sistema de tratamento, é feito naturalmente aeróbico, usando a fotossíntese a Base de algas, onde o esgoto fica aproximadamente por três dias, até chegar ao fim da sua decomposição e estar pronto para ser devolvido aos córregos, com excelência de tratamento.
Explicou também sobre os degraus necessários, para a queda d’água, quanto mais degraus maior a oxigenação da água, devolvendo assim, com boa qualidade de tratamento, até chegar ao local de destino, ressaltou ainda sobre as consequências do Esgoto lançados no corpo hídrico.