05 JUL 2021
MEIO AMBIENTE / VERDEAZUL
Alunos visitam a Lagoa de Tratamento de Esgoto
A turma da professa Ester visitou a Lagoa de Tratamento de Esgoto do Município de Lourdes!
O Saneamento básico é um direito assegurado pela constituição federal e pela lei nº 11.445 de 2007, que foi atualizada através da lei 14.226 de 2020, que garante o acesso a coleta e tratamento do esgoto, captação e abastecimento de água, manejo dos resíduos sólidos, drenagem das águas pluviais e limpeza urbana.
Nesta visita, os alunos puderam aprender sobre o tratamento do esgoto no município. Os alunos do Pré-A, acompanhados pelos professores da escola CEMEI Nair Belloti, com o monitoramento do agente da SABESP, entenderam o que acontece com a água depois que tomam banho ou usam a descarga, todos os dias, através de ações do cotidiado.
Ao escovar os dentes, lavar a louça, dar descarga, tomar banho, movimenta-se milhões de litros de água contaminada, que se não receber o tratamento adequado pode causar poluição ao meio ambiente.
O Esgoto gerado sai das casas através de tubulações subterrâneas instaladas nas ruas, e percorre um caminho até a Estação Elevatória de Esgoto, que conta com bombas hidráulicas que permitem levar esse influente até a Estação de Tratamento de Esgoto que chamamos de ETE, onde ocorre todo o processo de descontaminação da água.
Na ETE o Esgoto passa por um tratamento, através de gradeamento e de caixa de areia que retira as partículas mais grossas de resíduos e decantam na areia. O efluente entra na Lagoa de Tratamento, onde passa pelo tratamento natural através de algas e escadas de oxigenação, permitindo assim, ser devolvida ao manancial efluente, que no caso do munícipio é o manancial "córrego da pedra".
Estudos mostram que a cada R$ 1,00 gasto com Tratamento de Esgoto, o município economiza R$ 4,00 que seriam gastos com tratamento saúde, caso não existisse o Saneamento básico.
O não tratamento do esgoto pode gerar diversas doenças, como leptospirose, hepatite A, Verminoses, e muitas outras, além de gerar impactos ao meio ambiente. Por isso o Tratamento de Esgoto é tão importante, para melhorar qualidade de vida de cada morador e também do meio Ambiente.