31 AGO 2021
Espaço árvore e calçada ecológica
Ação no Verdeazul: O Governo do município de Lourdes, atingiu com êxito a meta de implantação do espaço árvore e calçada ecológica em todos os prédios públicos do município (21 prédios), e neles foram instaladas placas de identificação.

O departamento de Obras e meio ambiente do município de Lourdes possuem normas técnicas para a criação do Espaço Árvore que será exigida quando houver a solicitação de aprovação de novos empreendimentos. O Espaço Árvore consiste em deixar no entorno das árvores um novo parcelamento de solo com condições mínimas adequadas ao local de plantio das espécies, garantindo de forma perene o seu crescimento e desenvolvimento.

O objetivo é que as árvores possam respirar, receber mais água e não atrofiar sem espaços mínimos. O Espaço deve ter seu perímetro e área proporcional à metragem do passeio, respeitando sempre a acessibilidade ou passagem mínima de 1,20 m para o pedestre. A distância entre os indivíduos arbóreos deverá ser de no máximo 10 metros.
Para a execução do “Espaço Árvore”, os novos empreendimentos deverão construir calçadas com no mínimo 2,5m de largura de calçada. Considerando 40% da largura, teremos 2,5m X 40% = 1 metro de largura de área permeável. Considerando o dobro da largura, teremos 2 metros de comprimento de área permeável. O “Espaço Árvore” deverá ter um elemento de identificação visual no local. É imprescindível plantar espécies nativas apropriadas para arborização urbana.

As vantagens do espaço são diversas, como:
- Aumento da infiltração da água no solo;
- Minimização dos problemas relacionados à impermeabilização do solo;
- Retenção de resíduos e infiltração da água da chuva no solo;
- Aumento da fixação da base da árvore;
- Reabastecimento do lençol freático;
- Embelezamento da cidade e
- Melhora na temperatura local.