18 SET 2021
Programa de incentivo à produção sustentável de alimentos
O Governo do município, através do Departamento de meio Ambiente e Centro de Educação Ambiental em parceria com o SENAR e SEBRAE, lançou o Programa de incentivo à produção sustentável de alimentos, onde será oferecida assistência técnica e capacitação para os produtores da agricultura familiar do município.

O município já vem há anos adquirindo produtos de agricultura familiar. A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

A ideia é difundir, entre eles, boas práticas de produção sustentável de alimentos e comercialização de seus produtos, contando para tanto, com assistência técnica gratuita, oferecida pelo engenheiro agrônomo do município e um programa de capacitação em parceria com o SENAR e SEBRAE. Esses incentivos deverão ser oferecidos para todos os agricultores familiares do município que tiverem interesse.

As capacitações e assistência técnicas, contarão com:
• visitas regulares do agrônomo às propriedades para dar assistência técnica aos agricultores familiares;
• aulas teóricas e práticas sobre técnicas de produção sustentáveis como: gotejamento, agricultura orgânica, adubação orgânica, entre outros;
• valorização e como agregar valor aos produtos com o processamento de alimentos como: produção de geleias, aproveitamento integral de alimentos, aproveitamento de produtos não comercializados, entre outros;
• melhorias e mais condições de trabalho para a venda de seus produtos, com implantação de feirinha para o produtor rural, com o objetivo de agregação de valor no produto;
• melhoria das estradas rurais para que os produtores tenham maior facilidade e segurança para transportar seus produtos.
A primeira capacitação realizada aos produtores rurais e interessados, foi um curso em parceria com o SENAR e SEBRAE de instalação da lavoura e olericultura, que tem o prazo de sua conclusão em 6 meses e teve início no dia 24 de agosto no Centro de Educação Ambiental. Os produtores rurais interessados em aderir ao programa, devem procurar o centro de Educação Ambiental ou Casa da Agricultura do Município de Lourdes.