20 DEZ 2021
Manejo de Hortas
Quinta foi dia de colheita, manejo de horta e inserção de orgânicos na composteira. Execução com a comunidade local. Venha você também conhecer as técnicas de produção orgânica oferecida pelo CEA.

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos os seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são utilizados agrotóxicos, nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores.
Ao contrário da agricultura convencional, a agricultura orgânica pratica a rotação de culturas; com manejo do solo baseado na utilização de matéria tanto vegetal quanto animal para a adubação, permitindo a manutenção de seus organismos e aporte de nutrientes. Assim, húmus de minhoca, esterco curtido, adubação com leguminosas, dentre outras técnicas, são empregadas visando este objetivo. A aplicação de minerais naturais e controle biológico de pragas são outros aspectos relacionados a essa prática, que exclui completamente a utilização de transgênicos

Os alimentos orgânicos são fundamentais e extremamente importantes para uma alimentação balanceada, além de não serem cultivados com componentes químicos, como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes, eles não oferecem nenhum resíduo desses compostos para o nosso organismo, sendo mais seguros para a nossa saúde.
Além de proteger a qualidade da água, restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis.