20 DEZ 2021
Curso sobre animais peçonhentos
Atendendo a Diretiva Biodiversidade (BIO) do Programa Município VerdeAzul, o Município de Lourdes, através do Centro de educação Ambiental em Parceria com o SENAR, ministrou mini curso sobre animais peçonhentos.

A iniciativa se deve ao alto índice de animais peçonhentos, que vem sendo encontrados na área urbana do município, além da necessidade de orientação aos jovens da área rural, que estão sempre expostos a esse tipo de risco.

Deparar-se com cobras, escorpiões, lacraias ou aranhas é um fato comum. No entanto, lidar com esses animais exige conhecimento e técnica. Por isso, o CEA, através do SENAR, promoveu, um curso de Animais Peçonhentos. Trinta e dois participantes integraram a turma, sendo alunos da Escola Estadual Pio Antunes, Agentes Comunitários de Saúde e Bombeiro Civil Municipal.

A relação do homem com o animal foi o primeiro aspecto abordado no treinamento. “Começamos com a questão do medo e da fobia. Muitas vezes, esse pavor leva a pessoa a matar. A intenção é que ele conheça a biologia do animal e compreenda as suas características”, explicou a instrutora Renata Kfouri Forero .
Os participantes também recebem orientações sobre medidas preventivas e de segurança e aprendem sobre estratégias de defesa do animal e práticas de contenção.
Também foram apresentadas informações sobre os locais mais comuns onde pode ser encontrado cada tipo de animal e instruções sobre as providências em caso de acidentes.
“-Por uma questão cultural, muitos têm o hábito de tomar medidas que não são adequadas. Percebemos que esse público, realmente, necessita de conhecimento para lidar com os animais peçonhentos”, afirmou a instrutora.