16 FEV 2023
AGRICULTURA
Meio ambiente de Lourdes chama atenção para a Cinomose
Meio ambiente de Lourdes chama atenção para a Cinomose

A Cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente cães, mas também pode afetar outras espécies de animais, como furões, martas e visons. O vírus da cinomose é transmitido por contato direto com fluidos corporais infectados ou por contato com superfícies contaminadas, como tigelas de comida, coleiras, brinquedos ou fezes.

Os sintomas da cinomose podem variar de leves a graves, dependendo da idade e da saúde do animal. Os sintomas iniciais podem incluir febre, perda de apetite, corrimento nasal e ocular e tosse. À medida que a doença progride, os sintomas podem incluir vômitos, diarreia, convulsões, fraqueza muscular e problemas respiratórios.

A cinomose é uma doença grave que pode levar à morte do animal. No entanto, a boa notícia é que a doença pode ser prevenida através da vacinação. A vacinação deve começar quando o animal é jovem, com a primeira dose administrada por volta das seis a oito semanas de idade. As doses de reforço são necessárias para garantir que o animal esteja protegido ao longo de sua vida.

Além da vacinação, outras medidas preventivas incluem manter o animal longe de outros animais infectados, limpar regularmente os brinquedos e as tigelas de comida do animal, e lavar as mãos com frequência após o contato com animais.

Se você suspeitar que seu animal de estimação está infectado com cinomose, é importante procurar atendimento veterinário imediatamente. O tratamento precoce pode ajudar a melhorar as chances de recuperação do animal.

Em resumo, a cinomose é uma doença viral grave e altamente contagiosa que afeta cães e outros animais. A vacinação é a melhor forma de prevenção, mas outras medidas preventivas, como manter o animal longe de outros animais infectados e manter a higiene, também são importantes. Se você suspeitar que seu animal de estimação está infectado, procure imediatamente atendimento veterinário.