17 MAI 2023
SAÚDE
Saúde de Lourdes desenvolve palestras educativas sobre Tuberculose e Leptospirose com alunos

O Departamento de Saúde de Lourdes, através da Enfermeira Andreza Basílio - Coordenadora do Programa Saúde na Escola, realizou palestras educativas sobre Tuberculose e Leptospirose com alunos do 4º ano da EMEF Massami Emoto, sob a coordenação da professora Roseli Souza.

A iniciativa teve como objetivo fornecer informações sobre as doenças, incluindo orientações sobre a prevenção da tuberculose, demonstrando os principais sinais e sintomas, diagnóstico, formas de contágio e tratamento. Além disso, alertou os alunos sobre a transmissão, sintomas e tratamento da Leptospirose, especialmente durante o período chuvoso, enfatizando que se trata de uma doença grave que, se não diagnosticada precocemente, pode levar a óbito.

A ação contou com o apoio das agentes comunitárias de saúde e Endemias e da Cirurgiã Dentista Beatriz Furlanetto. “Promover a educação em saúde com crianças e adolescentes é de extrema importância, porque eles são multiplicadores das informações junto aos familiares”, afirmou a Enfermeira Andreza Basílio Coordenadora do Programa.

A iniciativa é parte do Programa Saúde na Escola, que busca promover ações de promoção da saúde e prevenção de doenças entre os alunos, com o objetivo de desenvolver uma cultura de cuidado com a saúde e bem-estar.