19 OUT 2021
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, se reuniram, para tomadas de decisões sobre o Plano de Arborização Urbana do município de Lourdes. Na reunião plenária, foi apresentado pela interlocutora do PMVA, o diagnóstico da arborização, gerado através do levantamento do patrimônio arbóreo, porta a porta, que aconteceu no final de 2020.
Ainda foi reportado, sobre a deficiência de acessibilidade, gerado por troncos de árvores nos passeios públicos do município, onde os moradores fazem a supressão e acaba não devolvendo o passeio público de forma adequada, gerando riscos para os pedestres e impossibilitando a locação por cadeiras motorizadas entre outros. A fim de solucionar a problemática, o COMDEMA, deliberou sobre a reestruturação do passeio público e a remoção dos troncos das calçadas, seja feita pela prefeitura municipal, através do departamento de Obras e Serviços. Além disso, a comunidade poderá contar com o apoio do serviço social para aqueles que não puderem pagar pela adequação, que ele foi sugerido, ser incluídas parcelas simbólicas no IPTU.

Na ocasião também foi apresentado que em contato com a comunidade, nos dias do levantamento arbóreo, foi muito mencionado, que eles queriam plantar arvores frutíferas, o COMDEMA, considerando a necessidade da comunidade, deliberou por Implantação do Pomar Urbano Municipal, onde serão feitas reuniões de bairro para início da implantação. Foi sugerido a implantação no Bairro Yalmo Querino da Silva, no terreno do parquinho e campo de futebol, ainda apontado o plantio de mudas que não são autorizadas na arborização urbana e árvores que impendem a locação e acessibilidade no passeio, por estarem tortas etc.
Elas serão substituídas para adequação e harmonia da arborização respeitando todas as normas da ABNT, de acessibilidade e Legislação Ambiental, referente a implantação do Espaço arvore. Para que a comunidade, possa ter uma melhor qualidade de vida, em conjunto e harmonia com toda a biodiversidade local.