01 SET 2022
Saúde de Lourdes fica em Primeiro lugar em avaliação regional.
Saúde de Lourdes fica em Primeiro lugar em avaliação regional.

O município de Lourdes, pertencente ao Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, é primeiro lugar na avaliação dos indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde. A cidade, comandada pelo prefeito Odécio Rodrigues da Silva, alcançou nota 8,84 no Indicador Sintético Final – ISF, sendo o melhor resultado entre os 40 municípios que compõe a região.
A Secretária de Saúde, Taís Borges do Prado, enalteceu o trabalho dos profissionais da saúde envolvidos na Atenção Primária a Saúde. Lourdes ostenta a boa colocação por conta do trabalho desenvolvido na Atenção Primária e o bom uso dos recursos destinados pelo programa, que premia as cidades com os melhores desempenhos no Sistema Único de Saúde (SUS). O Previne Brasil é um programa do Governo Federal que institui metas a serem cumpridas pelos municípios.
Um dos fatores que contribuiu para o bom resultado dos indicadores é a estrutura e suporte proporcionado pela Prefeitura Municipal, que mantém as unidades de saúde com bom atendimento, a realização de exames, referência em consultas especializadas, fornecimento de medicamentos e materiais necessários para o atendimento da população. A Prefeitura prioriza a qualidade da assistência, com foco no resultado e no atendimento às necessidades de saúde das pessoas.
O Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. É um novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde – APS, que mudou algumas formas de repasse de recursos para os municípios brasileiros, passando a ser distribuídos com base em quadro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho em indicadores de saúde, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem envolvimento dos gestores e dos profissionais.